Fumar ou não fumar, eis a questão.


Hoje vou fugir um pouco do propósito do blog e falarei um pouco sobre saúde.
Essa semana que fiquei doente, comecei a pensar sobre alguns males que causamos a nossa saúde. Um dos maiores e mais comum é o consumo de cigarros.
Na saída do médico, uma senhora que estava muito doente me chamou a atenção. O médico havia dito a ela que ela tinha muitas complicações de saúde e que deveria tomar muitos cuidados, caso contrário sua saúde iria piorar, ela por sua vez concordou e disse que tomaria todos os cuidados necessários.
Então na saída, a primeira coisa que ela fez foi abrir a bolsa rápidamente e acender um cigarro. Ai eu fico pensando, o que adianta a pessoa querer viver, mas por outro lado continuar se matando?!
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo, e também o que mais mata. No mundo todo, três milhões de pessoas por ano, seis por minuto morrem por causa do fumo. Se todo ano, no mundo todo, três milhões de pessoas morrem por motivos ligados ao fumo, e muitas outras param de fumar, então todo ano é preciso encontrar três milhões de novos fumantes.
O cigarro causa diversos tipos de doenças como câncer de pulmão, doenças cardíacas, câncer de boca, laringe, ataque cardíaco, doenças pulmonares cronicas, entre muitas outras. Tudo isso por vários motivos, considerando que um deles são as diversas substâncias encontradas no cigarro, algumas tão fortes que é proibido por lei despejá-las em aterros. Além do cheiro de fumaça permanente que fica nas pessoas e também causa um sério buraco em seu bolso. Imagine só, se você fuma por exemplo o cigarro Lucky Strike, que custa R$: 2,90 e digamos que você fume uma carteira por dia, em um ano, somente em cigarro você gastará R$: 1.058,50.
E o pior, mesmo sabendo de tudo isso, as pessoas continuam fumando. Na verdade nem todas, falo como "ex-fumante" e hoje, olhando pra trás fico muito grata de ter tomado consciência de tudo isso.
Para de fumar não é tão complicado como muitas pessoas pensam, basta querer.

14 comentários:

Anônimo disse...

Detalhe a mais linda ex-fumante que conheço...

:D :D :D

sh

Igor Massami disse...

Concordo com o que escreveu! apesar de haver campanhas contra o fumo, não basta apenas publicidade, é necessario vontade de quem quer parar, e como ex-fumante confesso que não é fácil parar, não mesmo! é um vício infeliz, e difícil de largar! sou a favor das campanhas que pretendem combater o fumo, mas de sei que de nada adianta de o fumante não quiser parar!

Slim Music Player disse...

verdade... é mt facil começar o dificil é parar..

ЯӨβIИHØ disse...

eu fumo meeeeeeeeermo e li o post fumando e que se foda

joaomassan disse...

A questão do tabagismo é complicada. Todo mundo sabe que o danado mata, que faz mal e que dói até no bolso, mas o foda é que é bom hein! Muito bom! Uma delícia...
As bebidas alcoólicas, trânsito, entorpecentes, adoçantes e até a "Caca"-Cola fode com sua saúde. Vejo os grupos que aderiram o tal do arguile, que, segundo o que eu andei lendo, é muito pior do que o cigarro, já que não tem filtro e passa o tubo de boca em boca.
Eu sou ex-fumante, bem, “ex-fumante” não é o termo adequado, já que eu acredito que quem começa a fumar não pára nunca. Vamos dizer que eu “estou afastado dos cigarros”. Fumei por 6 deliciosos anos e há 2 parei. Parei porque fiz uma aposta com um amigo meu. Tínhamos apostado uma caixa de cerveja para ver quem ficava mais tempo sem fumar. Eu já tinha feito diversas tentativas, nunca tinha conseguido ficar sequer 5 dias sem, mas acho que o “incentivo” da aposta acabou me ajudando. Confesso que tenho vontade de fumar até hoje e também conheço pessoas que pararam de fumar há 20, até 30 anos, e que ainda sonham com o danado.
Eu sei que se eu acender um “capetinha” vou voltar e é justamente por isso que eu fico longe. Gostaria de ser capaz de fumar um ou outro esporadicamente, sem estreitar a relação com o vício, mas analisando esse tempo que eu estou sem, e por tudo que já passei, sei que é impossível.
De qualquer forma, do que vale ter uma vida longa, saudável e chata? Acho que tem um ponto de equilíbrio em tudo. Se eu nunca tivesse fumado, eu ia “cerrar” um cigarrinho ou outro de vez em quando sim. Enquanto isso, vou aguardar até minha aposentadoria ou o advento de alguma outra oportunidade válida para voltar a incendiar os bastonetes nicotínicos tamanho rei.

Slim Music Player disse...

ah joao se tu tá a 2 anos sem fumar... por que voltar?
pois é tenhu q admitir, apesar ser ruim pra saude e essa coisa toda... tbm tenhu vontade as vezews... mas ainda consigo deixar so na vontade, é pq tenhu um incentivo né... esse tal de anonimo ai em cima xDD
mas acredito q nao voltarei tão cedo, tenho complicações respiratorias...

Anônimo disse...

quem quer fumar, fuma bastante, pq quem NASCE BURRO, MORRE BURRO.

=)

Anônimo disse...

Oh shit!
é foda parar!
muy foda...
estou tentando faz um tempinho mas não consigo.
parei um tempo, mas depois voltei...
acho que tem que ser agora.
de verdade!
See ya!

joaomassan disse...

Eu acredito que quem começa a fumar nunca pára. No máximo fica um tempo sem cigarros, mas parar que é bom, nunca! Mesmo que fique 20, 30, 40 anos sem fumar, um dia vai dar um traguinho.

Slim Music Player disse...

discordo... acho q quem fica 10 anos q seja, sem fumar... nunk mais volta a fumar...

Unknown disse...

=)

Eu conheço um ex-bancário que ficou 18 anos sem fumar e que, assim que se aposentou, ligou a chaminé novamente.

De qualquer forma, foi só a minha opinião.

Paz =D

Anônimo disse...

Ainda bem que eu só serro um cigarro uma vez ou outra e olhe lá heheh é baum mesmo !!! Galera isso é filosofia de vida, quem quer fumar e se sente bem e feliz mesmo sabendo dos riscos que se foda a opnião das outras pessoas.

Slim Music Player disse...

verdade...
infelizmente convivo com isso e sei disso =/

joaomassan disse...

Poutz... eu escrevi "cerrar"... com C... =/